Gravimetria
Há 400 anos atrás, Galileu realizou suas experiências com a gravidade observando corpos em queda na torre inclinada de Pisa. A aceleração gravitacional que ele achou foi de 5 m/seg2.
Desde então, a distribuição gravitacional da Terra tem se tornada conhecida graças ao aumento na precisão das medidas da gravidade.
A Pesquisa Gravimétrica mede a Aceleração da Gravidade g. O valor médio de g na superfície da Terra é de 9,80 m.s-2.
A Atração Gravitacional depende da densidade das rochas subterrâneas, assim g varia com a superfície da Terra.
A Densidade p é o parâmetro físico ao qual a Gravimetria responde
Exemplos:
- MicroGravidade ; Localização de cavidades subterrâneas, localização de tumbas geológicas (baixa densidade do ar em relação ao solo)
- Pequena Escala ; Mapeamento do leito topográfico (alta densidade do leito em relação ao solo), Exploração Mineral (alta densidade de massa em relação à rocha hospedeira)
- Média Escala ; Localização de Domos de Sal na exploração de petróleo (baixa densidade do sal em relação aos sedimentos)
- Larga Escala ; Estimativas de Espessura da Crosta (Baixa densidade da crosta em relação à maior densidade do manto).
As Leis de Newton da Gravitação
A Pesquisa Gravimétrica é baseada na Lei da Gravitação Universal de Newton, descrita no livro Principia Mathematica, em 1687.
A Lei da Gravitação Universal de Newton
A Força de atração entre dois corpos de massas conhecidas é diretamente proporcional ao produto das suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância entre eles.
F=G Mn r²
Onde M e m são as massas dos dois corpos, e r a distância entre eles, e G = 6,67.10-11 Nm2.kg-2 é a Constante Gravitacional.
Na Terra
Para uma massa na superfície (uniformemente esférica) da Terra de massa M e raio R, a atração gravitacional em uma massa m é dada por; Onde gm é o peso da massa, e g é a aceleração da gravidade, ou na média, 9,80 ms-2.
Unidades de