Gravidez na adolescência
Disciplina: Leitura e Produção de Texto
Josete Catarino de Sousa Santana
GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA
CRÔNICA
Adolescência, fase de conflitos do adolescente consigo mesmo. Fase de irreverência, onde o adolescente acha que pode fazer tudo o que vem à cabeça. Fase que não se pensa muito, que a emoção supera a razão. Fase de questionamentos, de muitas incertezas e quando a certeza se torna a maior dúvida. Uma fase de descobertas, de querer ser independente e não dar satisfação a ninguém. Fase de fantasias amorosas, emotivas, sexuais. Fase em que as influências tem a sua influência. Uma fase contraditória, confusa, que muda muito. Onde o amor é confundido com o sexo; um amor com “noite de amor”, que em sua maioria acontece desorientadamente trazendo sérias conseqüências, como a gravidez precoce.
A gravidez precoce é um fato que faz parte do processo de descoberta por parte do adolescente, da sua identidade. Na gravidez precoce os papéis de mãe e filha se confundem. Ficar grávida na adolescência significa apressar a passagem de uma etapa confusa. É ser mãe ao mesmo tempo em que está descobrindo o amor e o desejo sexual e também perdendo toda a sua infância. As adolescentes não cumprem o processo de passagem para a fase adulta; passam por uma transição abrupta de mulher ainda em formação para mulher mãe. Isso traz uma situação de conflito que muitas vezes deixam marcas profundas em suas vidas.
A mente em turbilhão se conflita entre a cobrança da família e as emoções das descobertas, dos amores, da sexualidade. A mídia em seus constantes apelos as impulsionam a atitudes levianas e precipitadas.
A família por sua vez já não encontra estrutura que lhe permita os tradicionais meios de controle em uma sociedade que estimula o jovem, a todo instante, a uma vida sexual ativa. Mas a sociedade não prepara as mulheres adolescentes para o exercício consciente da sexualidade.
Então, instalam-se os problemas. E os problemas trazem conseqüências.
A