Gravidez na Adolescência
A gravidez na adolescência tem sido apontada como um problema de saúde pública. Pretende-se, nesta pesquisa, conhecer os motivos que levam a adolescente a engravidar, apesar do grande número de informações. Levantou-se o histórico de gravidez na adolescência, mudanças sociais, estrutura familiar e elementos que podem levar a adolescente a iniciar sua vida sexual, além dos meios de informação nos quais o adolescente busca saber sobre o que acontece no seu dia-a-dia, os métodos contraceptivos e suas implicações.
Os jovens muitas vezes negam o risco de engravidar devido a um pensamento "mágico" característico da adolescência e de sua imaturidade psicoemocional. Ao engravidar, as adolescentes acreditam obter a auto-realização e a independência. Outro fator que pode ser discutido é que, somente, a mulher ainda é vista como a única responsável por evitar uma gravidez. Construir um espaço onde pais, familiares, escola, adolescentes, professores e profissionais de saúde possam dialogar é um importante instrumento para se obter resposta social com vistas à superação das relações de vulnerabilidade às doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), assim como à gravidez precoce e não-planejada.
INTRODUÇÃO
Pesquisas revelam que adolescência a fase de vida que eles passam por várias mudanças físicas, psíquicas, sociais e, principalmente, no relacionamento com os pais. Pois eles se encontram em transformação Já não é mais criança, mas também ainda não é adulto. O seu corpo também esta passando por uma mudança, o crescimento é muito rápido, O adolescente encontra-se perplexo por um corpo que é seu, mas que lhe soa estranho.
O adolescente se depara com muitas descobertas de um mundo novo e cheio de mudanças e novidades ao seu respeito, essas mudanças nas quais perde a sua identidade de criança a busca por uma nova identidade
Godinho et al.(8) ”afirmam que, durante o período de transformações, o apoio dado às adolescentes é muito