Gravidez na Adolescência
Originado do latim “Adolescere” que significa “crescer para”, esta definição nos remete a ideia de uma fase intermediária entre a infância e a fase adulta, onde o adolescente sofre transformações biológicas e psicológicas. Que são de grande importância para o crescimento e amadurecimento físico e emocional. As alterações biológicas se caracterizam pela transformação corporal, chamada de puberdade, as modificações variam conforme o sexo, entre os meninos começa o aparecimento de pelos pubianos, crescimento dos órgãos genitais, engrossamento da voz e etc. Já as meninas começam com a primeira menstruação, a chamada Menarca que traz o desenvolvimento dos seios, aparecimento de pêlos nas regiões das axilas e dos órgãos genitais e etc. As transformações psicológicas estão ligadas com a singularidade do individuo que é construída com a participação do espaço social em que ele está inserido.
Diante do fenômeno que queremos abordar, observamos que a gravidez não deve ser tratada de uma forma generalizada, sendo que a jovem que vivencia tal fenômeno carrega dentro de si uma bagagem histórica e social que a diferencia neste grupo, são elas as diferenças de classes, gêneros e etnias.
O temaadolescência também participa de um processo histórico e social, quando identificamos que para os nossos ancestrais essa fasese aplicava somente no sentido de transformações biológicas e não socialmente falando, ou eram crianças ou eram adultos. Observamos então que as meninas-mulheres logo cedo se