Gravidez na adolescência
A adolescência corresponde ao período da vida entre os 10 e 19 anos, no qual ocorrem profundas mudanças, caracterizadas principalmente por crescimento rápido, surgimento das características sexuais secundárias, conscientização da sexualidade, estruturação da personalidade, adaptação ambiental e integração social.
Segundo os próprios adolescentes, hoje a virgindade é rara, mas por outro lado existem casos no qual os adolescentes esperam o casamento para iniciarem a vida sexual.
Uma pesquisa feita pelo IBGE entrevistou alunos do nono ano do ensino fundamental em diversas capitais do país, Salvador aparece entre as capitais do Nordeste com o maior percentual de alunos (36,5) que já tiveram a primeira relação sexual.
Uma entrevista com adolescentes em escola pública e escola particular, mostram uma diferença de percentual dos que iniciaram a vida sexual , 42,6 dos alunos de escolas públicas revelam já terem tido a primeira relação sexual, enquanto na particular 16,4 dos alunos.
A primeira relação está acontecendo entre 10 a 14 anos e geralmente no primeiro ano de vida sexual a garota já engravida. No Brasil uma menina de 10 a 14 anos, e mãe a cada 20 minutos.
Com a introdução dos cuidados de puericultura, melhores condições nutricionais, programas de vacinação, entre outros, tem havido diminuição da mortalidade infantil, o que resulta no aumento da população de adolescentes. No Brasil, corresponde a 20,8% da população geral, sendo 10% na faixa de 10 a 14 anos e 10,8% de 15 a 19 anos, estimando-se que a população feminina seja de 17.491.139 pessoas1.
A análise do perfil de morbidade desta faixa da população tem revelado a presença de doenças crônicas, transtornos psico-sociais, fármaco-dependência, doenças sexualmente transmissíveis e problemas relacionados à gravidez, parto e puerpério.
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-72032006000800001&script=sci_arttext&tlng=es