Gravidez na adolescencia
Ao tema gravidez na adolescência cabem inúmeras discussões, pois vivemos numa era em que há muita informação quanto aos métodos contraceptivos; porém nem todos têm o mesmo acesso a elas, ou simplesmente ignoram a importância deles. E será que todas as classes sociais estão sujeitas às consequências de uma gravidez não planejada? E a repercussão é a mesma numa classe social mais favorecida do que numa menos favorecida?
Haja vista que nos tempos atuais a iniciação sexual dos adolescentes acontece cada vez mais cedo e, consequentemente, na maioria das vezes é uma relação sem preservativos, o que aumenta a possibilidade de ocorrer uma gravidez não planejada e de se contrair uma DST – Doença Sexualmente Transmissível. Será que os jovens não estão se preocupando com o risco que eles estão correndo? O que significa uma gravidez não planejada em suas vidas?
Tanto engravida adolescentes de classe social mais baixa, quanto de classe mais alta só que o enfrentamento da situação é diferente. Que relação as jovens de classe social mais favorecida, infelizmente, há poucos trabalhos sobre o assunto porque é difícil levantar dados nos consultórios particulares que, em geral, elas frequentam. Sabe-se que essas contam mais com a possibilidade de interromper a gravidez e tem outros objetivos na vida; o que não acontece com as de classe social menos favorecida para as quais a gravidez pode representar uma forma de ascensão social, já que muitas vezes seus companheiros possuem nível socioeconômico um pouquinho melhor.
Mas, na realidade, quais seriam os motivos que levariam uma adolescente a engravidar?
A falta de um projeto de vida talvez fosse um motivo bastante suficiente, pois a adolescente poderia ver numa gravidez a possibilidade de uma mudança de vida, uma vez que a ideia de um futuro casamento ou mesmo uma união informal com o companheiro, possa despertar esse desejo de construir a própria família, mas em contrapartida, há uma série de