Planejamento
Planejar é uma das tarefas mais importantes em nossa vida. Saber qual profissão escolher, onde passar as férias, o que fazer no final de semana, quanto pagar por uma roupa, qual restaurante escolher... O sucesso ou fracasso na vida é baseado em planejamento, no mundo corporativo, as empresas tem um ambiente extremamente competitivo onde é preciso apresentar respostas rápidas às demandas do mercado, com preços competitivos e qualidade em atendimento, qualidade na venda e no pós-venda. Num contexto, em que o mercado se encontra numa situação caótica no que diz respeito a competitividade, informação rápida, concorrência as vezes até desleal na competição entre as empresas, a visão pró-ativa do executivo que planeja os rumos de sua empresa se torna uma questão fundamental. Afinal, a falta de direcionamento claro pode induzir a organização a trilhar caminhos sem volta e sem lucros, deixando a empresa em grandes dificuldades, ou até mesmo levá-la a falência, fato que impulsionam as empresas cada dia mais a elevação de seus níveis de profissionalismo, colocando os gestores a procura de alternativas rápidas para superar os desafios encontrados.
O planejamento se faz necessário em todas as atividades da empresa, mas principalmente nas atividades da área financeira, uma gestão financeira eficaz tornou-se atualmente um fator prepoderante para o sucesso da empresa. È preciso entender o que significa gestão, ou seja, ter um profissional voltado e especializado em gestão de negócios, totalmente antenado com o mercado para permitir um sólido planejamento financeiro de uma empresa.
Na visão de WELSCH (1996:255-256), o planejamento e o controle de disponibilidades normalmente devem estar relacionados a três dimensões temporais diferentes: 1) Planejamento a longo prazo quando a ocorrência de fluxos corresponde às dimensões dos projetos de investimento e à dimensão temporal do plano de resultados a longo