Gravidez na Adolescencia
Unidade Padre miguel
Curso Serviço Social
Metodologia da Pesquisa
Projeto
PROFESSORA: TEREZINHA MACHADO
ALUNOS: FELIPE RODRIGUES FABIANA DE BARROS
RIO DE JANEIRO
NOVEMBRO/2014
Tema: “Gravidez na Adolescência”
Delimitação do tema : Uma analise critica sobre a gravidez precoce entre meninas que estão em fase escolar nas comunidades do Rio de Janeiro.
Justificativa:
Com esse projeto de pesquisa, pretendemos levar uma reflexão e discussão sobre a gravidez na Adolescência. Sabemos que esse é um período que se caracteriza pela transição da infância para idade adulta, ou seja, pela perda da identidade infantil, busca da identidade adulta, sendo assim, uma fase de profunda instabilidade emocional e mudanças corporais. Tem sido tarefa difícil explicar a causa de existir tantas adolescentes grávidas em fase escolar , e seu crescente número a cada ano. De um lado, alguns profissionais apontam para a falta de informação, de outro, a questão centra-se numa busca pela identidade por parte dos adolescentes.
A adolescência é o momento de formação escolar, ocorrência de uma gravidez nessa fase, portanto, significa o atraso ou até mesmo a interrupção desses processos. O que pode comprometer o início da carreira ou o desenvolvimento profissional.
Quando uma adolescente abandona a escola está perdendo oportunidades de trabalho, pois, o mercado está cada vez mais exigente e competitivo e, nesse caso, a adolescente terá menos condições para competir com outros profissionais mais qualificados por terem continuado a estudar. Consequentemente, a jovem acaba se vendo obrigada a se submeter a trabalhos subalternos, sem registro em carteira e, desse modo, sua situação piora cada vez mais.
Problema: O que