Gravidade e sua ausência e presença no corpo humano
Gravidade e sua ausência e presença no corpo humano
Leticia Lima e Beatriz Batista
Turma: 2 D
Disciplina: Física
Data: 13/08
Para funcionarmos devidamente, precisamos de gravidade. Sem ela, o ambiente é, de vários modos, menos exigente sobre o corpo humano.
Ausencia da gravidade no corpo humano:
Um dos primeiros órgãos a ser afetado é o coração, que encolhe praticamente , ¼ após uma semana em órbita. A atrofia do coração leva à diminuição da pressão arterial e da quantidade de sangue expelido por este órgão muscular. Deste modo, a atrofia do coração leva à diminuição da capacidade de exercício.
Outros problemas podem aparecer também, como a redução na capacidade de oxidação de gorduras, que podem levar ao seu aumento em músculos atrofiados.
Alguns astronautas relatam que sentem inflar as veias do pescoço poucos minutos após sairem da atmosfera da terra, também se alteram o paladar e o olfato, e só conseguem sentir o sabor das comidas muito temperadas.
Por ficarem em um espaço limitado e isolados da vida normal da terra e conviver com um grupo pequeno de companheiros, essas mudança podem provocar ansiedade, insonia, depressão, além de criar situações de tensão na equipe.
Quando retornam a terra, algumas mudanças acontecem em seus corpos. Embora os efeitos da falta de gravidade sejam completamente reversiveis, o corpo tende a voltar ao normal só uma ou duas semanas depois do retorno. Muitos astronautas ficam desorientados não conseguem manter o e não conseguem manter o equilibrio do corpo, além de apresentarem um enfraquecimento dos ossos, que podem se quebrar mais facilmente.
Presença da gravidade no corpo humano:
A gravidade exerce força em todos os pontos de um corpo, porém os pontos mais significativos para efeito de locomoção e movimento de um corpo humano em geral, seriam as principais articulações.