Arco eletrico
O arco ocorre em um espaço preenchido de gás entre dois eletrodos condutivos (freqüentemente feitos de carbono ) e isto resulta em uma temperatura muito alta, capaz de fundir ou vaporizar virtualmente qualquer coisa. o arco voltaico acontece quando a tensão entre dois pontos é maior que a rigidez dielétrica (ou isolação) do meio que os separa, aí forma-se um arco, que é a corrente passando neste meio. A temperatura deste arco é elevadíssima
O AR a princípio é um meio ISOLANTE. Por exemplo, não circula corrente elétrica entre os dois terminais das tomadas ou de uma pilha.
Acontece que, se a tensão for muito elevada, como no caso dos raios, o ar pode se IONIZAR, e consequentemente, virar um condutor de eletricidade.
Neste caso, ocorre uma descarga, que é chamada de arco-voltaico
Exemplos
* O relâmpago da trovoada é um arco eléctrico de grandes dimensões que permite se escapem as cargas eléctricas entre as nuvens ou entre as nuvens e a terra * A soldura eléctrica (Soldagem) a arco produzem uma grande quantidade de calor bem localizada o que provoca a fusão dos materiais * O forno a arco utilizados na metalurgia para a fusão de metais * Arco elétrico provocado por curtocircuito em equipamentos elétricos devido a acúmulo de sujeira, cavacos, água, presença de insetos ou outros animais.
A formação do arco durante a interrupção de uma corrente
b) A pressão entre os eletrodos diminui, a corrente passa a circular por rugosidades das superfícies dos contatos; Como a área de contato agora é diminuta, nos pontos de interligação entre os eletrodos há um forte aquecimento por efeito Joule.
c) A alta temperatura