Grava o perpendicular
Joao vitor da silva Freitas: 2ºb comp
Arquitetura de computadores
Em 1820, um físico chamado Hans Christian Oersted, observou enquanto preparava uma aula para seus alunos de física que uma corrente elétrica passando por um fio ocasionava a deflexão do ponteiro de uma bússola. Quando a corrente elétrica era desligada, o ponteiro da bússola voltava a ser alinhado com o campo magnético da Terra. Com isso, ele chegou a conclusão que todo condutor, cria um campo magnético ao seu redor quando há uma corrente elétrica passando. Quando a direção da corrente elétrica é invertida, a polaridade do campo magnético também é invertida.
Em 1831, um outro físico chamado Michael Faraday, descobriu que os processos inversos também era verdade, ou seja , se um campo magnético forte o suficiente fosse criado poderia induzir corrente elétrica em um fio. Caso a direção do campo magnético fosse invertida, a direção do fluxo da corrente elétrica também seria.
Todo condutor cria um campo magnético ao seu redor quando há uma corrente elétrica passando por ele.
Um campo magnético forte pode induzir corrente elétrica a um fio.
Gravação Longitudinal A Cabeça é composta por dois dispositivos separados, um para gravação e outro para a leitura. O dispositivo de gravação é similar a um eletroimã, onde é utilizada a eletricidade para criar o campo magnético usado para realizar a gravação. Nos primeiros HDs, tinhamos um filamento de cobre enrolado sobre um corpo de ferro. Nos HDs atuais, os materiais usados são diferentes mas com a mesma função. O dispositivo de leitura , faz o oposto. Quando ele passa sobre os bits gravados, capta o campo magnético emitido por eles, através de um processo de indução( nos HDs antigos) ou resistência (nos atuais), resultando em uma fraca corrente, que é posteriormente amplificada.
O dispositivo de leitura é protegido por um escudo eletromagnético, que faz com que ele capte apenas o campo magnético do bit que está sendo