Crescimento E Desenvolvimento Economico
DESENVOLVIMETO ECONÓMICO
Crescimento Econômico
Crescimento Econômico é o aumento do Produto Interno Bruto (PIB), ou seja uma elevação da produção da região estudada. O PIB é calculado através da soma de todos os produtos e serviços finais de uma região para um determinado período.
O termo crescimento significa um aumento quantitativo da produção, cujas consequências serão o enriquecimento da nação e a elevação do nível de vida, mas sem a preocupação da melhoria das condições de vida da sociedade. Desenvolvimento Econômico
Sua caracterização não se restringe ao crescimento da produção em uma região ou nação, mas trata principalmente de aspectos qualitativos relacionados ao crescimento.
Os mais imediatos referem-se à forma como os frutos do crescimento são distribuídos na sociedade:
1. à redução da pobreza,
2. à elevação dos salários e de outras formas de renda,
3. ao aperfeiçoamento das condições de trabalho,
4. à melhoria das condições habitacionais,
5. ao maior acesso à saúde e à educação,
6. à melhora da dieta alimentar e à melhor qualidade de vida em seu todo envolvendo condições de transporte, segurança e baixos níveis de poluição em suas várias conotações.
Como se mede o desenvolvimento?
Através de indicadores de educação, saúde, renda, pobreza, etc.
Atualmente o Índice de Desenvolvimento Humano - IDH é o critério mais utilizado para comparar o desenvolvimento de diferentes economias.
O IDH varia entre 0 e 1, numa analogia grosseira: o IDH do
Inferno seria 0 e o IDH do Paraíso seria 1.
Alguns países do Norte da Europa como a Noruega e a Suécia possuem IDH próximos a 0,95 (quase o paraíso!), enquanto que muitos países africanos possuem IDH inferior a 0,6.
Conclusão
Países com uma ótima economia, tendem a ser mais desenvolvidos, no entanto crescimento não garante o desenvolvimento, e é muito improvável existir desenvolvimento sem um boa politica de crescimento econômico.
No nosso meio é possível ver a nítida