Graniferas de Verao
Aula prática
Resumo
No dia 4 de maio, foi realizada uma visita à Estação Biológica pelos os alunos da disciplina Graníferas de Verão com o intuito de aprimorar os conhecimentos a cerca da cultura do feijão, enfatizando a parte de doenças assim como analisar as cultivares existentes no mercado e verificar as diferenças oriundas das diferentes épocas de plantio para a cultura.
Procedimentos
Além das diversas doenças encontradas, um fato que chamou atenção foi à presença das plantas invasoras no experimento. Para esta cultura as daninhas que mais se destacam são Ciperus spp., Cynodon dactylon e Eleusine indica). Bidens pilosa, Brachiaria plantaginea, Euphorbia heterophylla, Amaranthus spp., C. echinatus, Commelina benghalensis e Digitaria horizontalis, ou seja, os membros da famílias Poaceae e Asteraceae são os mais importantes, sendo, na maioria, de ciclo anual e de reprodução por semente. Ainda foi ressaltado período crítico de interferência das plantas daninhas com o feijoeiro situa-se entre 15 e 30 dias após a emergência da cultura. Após este período estas plantas não causam prejuízos significativos à cultura de um modo geral.
Em relação a pragas temos:
Vaquinhas - São pequenos besouros coloridos, pertencentes aos gêneros Diabrotica e Cerotoma, que se alimentam das folhas das culturas. Ao se alimentarem, elas danificam tecidos de folhas e flores, facilitando a entrada de doenças, principalmente viroses, como é o caso do mosaico dourado do feijoeiro. No estádio de larva, atacam o sistema radicular, reduzindo a capacidade da planta em absorver água e nutrientes e propiciando a penetração de fungos de solo, sobretudo do gênero Fusarium.
Cigarrinha – são insetos pequenos de coloração esverdeada que alimentam sugando seiva da planta. Uma característica importante da espécie é o fato que ao se alimentar o animal injeta substâncias tóxicas que provocam, posteriormente, o encarquilhamento das folhas e cloroses,