Grandezas Vetoriais
Quando você está se deslocando de uma posição para outra, basta você dizer que percorreu uma distância igual a 5 m?
Você precisa especificar, além da distância (módulo), a direção e o sentido em que ocorre este deslocamento.
Quando sofre um deslocamento de uma posição A para uma posição B, esta mudança de posição é definida pelo segmento de reta AB orientado, que une a posição inicial com a final, denominado neste caso de deslocamento.
Observe que o deslocamento não fica perfeitamente definido se for dada apenas a distância percorrida (por exemplo, 5,0 cm); há necessidade de especificar a direção e o sentido do deslocamento. Estas grandezas que são completamente definidas quando são especificados o seu módulo, direção e sentido, são denominadas grandezas vetoriais.
Módulo do vetor - é dado pelo comprimento do segmento em uma escala adequada (d = 5 cm).
Direção do vetor - é dada pela reta suporte do segmento (30o com a horizontal).
Sentido do vetor - é dado pela seta colocada na extremidade do segmento.
Adição de dois vetores perpendiculares entre si
Geometricamente, aplica-se o método da triangulação ou do paralelogramo para determinar o vetor resultante dr.
Números Complexos
O fato de um número negativo não ter raiz quadrada parece ter sido sempre claro para os matemáticos que se depararam com essa questão. Um número complexo é um número z que pode ser escrito na forma z = x + iy, em que x e y são números reais e i denota a unidade imaginária. Esta tem a propriedade i2 = − 1. Onde x e y são chamados respectivamente parte real e parte imaginária de z. O conjunto dos números complexos, denotado por , contém o conjunto dos números reais. Munido de operações de adição e multiplicação obtidas por extensão das operações de adição e multiplicação nos reais, adquire uma estrutura algébrica denominada corpo. Esse corpo é algebricamente fechado, isto é, contém todas as soluções de