Grandes Sociolos
Em suas obras, Marx trabalha bastante as distinções entre classes e sua relação tinha uma visão otimista em relação as suas lutas, acreditava que ao final da batalha travada entre capitalistas e operários, os operários por ser a maioria levariam a vitoria. Constrói- se a partir disso, um mundo ideal onde todas as diferenças de classes desapareceriam. Sua contribuição perante a sociedade foi em 1967 quando lançou o livro o Capital, cujo assunto tratado era o funcionamento da sociedade capitalista. Iniciando uma analise da produção de mercadoria, Marx descreve perfeitamente a discrição do sistema, sua evolução e suas transformações.
“a finalidade da maquinaria, utilizada como capital. Igual a qualquer outro desenvolvimento da força produtiva do trabalho, ela se destina a baratear mercadorias e a encurtar a parte da jornada de trabalho que o trabalhador precisa para si mesmo, a fim de encompridar a outra parte da sua jornada de trabalho que ele da de graça para o capitalista. Ela é o meio de produção mais valia” (Marx, 1984, p.7).
O marxismo forneceu ao socialismo uma base cientifica, definindo lhe com clareza os objetivos e os meios de luta. Marx elaborou uma teoria cientifica da evolução das sociedades e chegou a uma serie de conclusões, tais como: a constante transformação das idéias e dos homens que tinham um papel essencial e dinâmico a realidade exterior; a importância da realidade econômica, por que é a partir dela que depende a sobrevivência e determina as relações de produção, relações sociais e políticas; a dinâmica de luta de classes entre os que dominam e se submetem aos bens de produção e mecanismos econômicos; a evolução das sociedades humanas como uma sucessão de modos de