Grande empreendedor
Nascido na cidade de Modesto na Califórnia se formou na universidade local, a Univerdade do Sul da Califórnia.
Na década de 60 conheceu seus colaboradores, Francis Ford Coppola e Steven Spielberg, e chegou a montar uma produtora independente com o colega Coppola mas depois de gravarem dois filmes de George Lucas, “THX 1138″ e “American Grafitti” o empreendimento não teria dado muito certo, apesar do sucesso do filme o estúdio não conseguiu ficar de portas abertas.
Foi então que Lucas decidiu escrever sua própria saga, e começou timidamente. A história situada no universo, era ousada e inovadora, e sua inspiração vinha dos escritos de Joseph Campbell famoso por “O Herói de Mil Faces”.
Sua intenção era que sua obra se tornasse um seriado que ocupasse os sábados.Mas o trabalho foi tomando proporções maiores, e Lucas percebeu as possibilidades de criar um filme.
Um produtor da Fox, Alan Ladd Jr, havia gostado de “Americam Grafitti”, considerava George Lucas talentoso e aceitou colaborar com o projeto do jovem cineasta.
Toda a produção foi realizada na década de 70, e muitos estudantes de cinema trabalharam para a realização de Star Wars.
Os efeitos do filme eram avançados para a época e as filmagens estavam atrasadas, mas o lançamento foi um estouro de bilheteria.
O livro entiulado “Star Wars: From the Adventures of Lukeskywalker”, lançado em 1976, (um ano antes do lançamento do filme nos cinemas), vendeu 125 mil exemplares.
O teatro Chinês em Los Angeles foi o espaço reservado para o lançamento do filme , na data de 25 de Maio de 1977.
Sucesso e empreendimento
A Fox ofereceu aumento de salário a George Lucas, mas ele teria rejeitado a oferta, em troca dos direitos sobre o marketing dos produtos sobre o filme, e também o direito de produzir as sequências da