Gramática
1) Considere as seguintes ocorrências: 1. A - Eu tenho um primo que ele vai assumir a presidência do banco. B - Eu tenho um primo que ele assumirá a presidência do banco.
2. A - Apresentou-se o candidato que as contas de campanha dele apresentam problemas. B - Apresentou-se o candidato que as contas de campanha apresentam problemas.
3. A - Os usos da internet, onde se ressentem ainda de legislação específica, estão em debate. B - Os usos da internet, que se ressentem ainda de legislação específica, estão em debate.
4. A - É impossível prever qual será o desenlace para as crises que o conferencista se referiu a elas. B - É impossível prever qual o desenlace para as crises a que se referiu o conferencista. Em que casos B apresenta uma versão de A obedecendo à norma culta da escrita?
a) 1 e 2.
b) 2 e 3.
c) 3 e 4.
d) 2 e 4.
e) 1, 3 e 4.
2) Assinale a opção em que o emprego da vírgula está em desacordo com as prescrições das regras gramaticais da norma culta:
a) Com a vigência da nova lei, as instituições puderam usar processos alternativos ao vestibular convencional, baseado, principalmente na avaliação dos conteúdos. (FOLHA DE S. PAULO, 24/8/1999.)
b) Elevar-se é uma aspiração humana a que a música, essa arte próxima do divino, assiste com uma harmonia quase celestial. (BRAVO! - 7/1998.)
c) Estamos começando a mudar, mas ainda pagamos um preço alto por isso. (ISTO É, 5/11/1997.)
d) Medicamentos de última geração, aliás, são apenas coadjuvantes no tratamento dos males do sono. (ÉPOCA, 3/8/1998.)
e) Acho impossível, e mesmo raso, analisar o que é o teatro infantil fora de um contexto social. (O ESTADO DE S. PAULO, 4/7/1999.)
3) Observe a seguinte frase:
- Quem quer ir, perguntou o chefe.
A respeito dela, pode-se dizer que:
a) Deveria ter sido colocado um ponto-de-interrogação após a palavra IR.
b) Deveria ter sido colocado um ponto-de-interrogação após a palavra