Gramática
O Brasil precisa ser reanalisado constantemente, pois aqui é nossa casa, nosso pequeno mundo. Para vivermos melhor, necessitamos de uma compreensão dos nossos fatos e de uma reação por parte do nosso povo. DALMO DALLARI, um dos mais brilhantes juristas brasileiros, autor de diversos livros, colaborador da Constituinte de 1988, professor universitário, vice-presidente da Associação Internacional de Juristas, foi o palestrante do lançamento da campanha. "Justiça Social como instrumento da Paz", realizada em Porto Alegre, pela OAB-RS. Dalmo nos traz sérias reflexões sobre o Brasil que vivemos, neste mês de setembro, quando meditamos sobre nossa pátria, apontando caminhos e convocando para uma participação efetiva do povo nas soluções dos problemas.
O Brasil inteiro está sofrendo a questão da violência, sabe que existe violência, se incomoda com esta violência. O que se faz aqui hoje é iniciar uma luta. Luta é o meio de conseguir. No próprio tema, "justiça social, instrumento de Paz", se verifica exatamente isto, a conquista da paz.
Estamos falando de violência social, violência contra a pessoa humana. Na verdade, são várias indagações que devem ser feitas. Quem é violento? Isto também é importante. Será que a violência é inevitável? Aquilo que se considera inevitável, não é combatido, continua. Daqui a pouco vira normal. E este é o grande risco de nós aceitarmos que a violência é normal. Estas ideias são extremamente perigosas.
Violência Social
Violência contra a pessoa humana é tudo aquilo que atenta contra a integridade física ou psíquica da pessoa ou contra a sua dignidade. Normalmente o que vai para as manchetes de jornais é a violência física, de um indivíduo contra outro e em situações isoladas. Como isto é que tem mais realce é disto que se fala mais. É muito comum que as pessoas, quando falam na violência, ou querem alguma coisa contra ela, pensem imediatamente numa ação policial: "é preciso