Gramtica
CURSO: ATUALIZAÇÃO GRAMATICAL AULA 03 Os Porquês: Por que / Porque / Por quê / Porquê
POR QUE Usa-se: • No início de frases interrogativas. Por que você demorou?
•
Quando puder ser substituído por um pronome relativo (pelo qual, por quais...). Não sei por que razão decidiu partir.
•
Sempre que estiverem subentendidas ou expressas as palavras “motivo” e “razão” Ninguém sabe por que (motivo) deixou o emprego.
•
Quando indica finalidade, equivalendo a “para que”, “a fim de”. Todos lutamos por que haja maior justiça social.
POR QUÊ Usa-se: • No final de frases interrogativas. O diretor nos advertiu por quê? / Ainda não terminou? Por quê?
PORQUE Usa-se: • Quando equivale a “pois”, “já que”, “uma vez que” (causa). A situação agravou-se porque muitas pessoas se omitiram. PORQUÊ Usa-se:
1
Programa CIEE de Educação a Distância
•
Usa-se quando substitui as palavras “motivo”, “razão” e normalmente surge acompanhada do artigo “o” ou do artigo “um”. Como se trata de um substantivo, pode ser pluralizado sem qualquer problema: Não é fácil encontrar o porquê do problema. Dê-me ao menos um porquê para sua atitude. Esses são os porquês da vida.
Pronomes Pronome é a classe de palavras que substitui um nome ou o determina. Ele sempre aparece em referência a uma das três pessoas do discurso: primeira, segunda ou terceira, do singular ou do plural. Ela (1ª pessoa do singular) fugiu com nosso (1ª pessoa do plural) dinheiro
O pronome, ao contrário do substantivo, não tem significado único, próprio. Seu significado sempre dependerá do contexto: Falei com o professor; ele entendeu o caso. Pensei em minha mãe e na falta que ela me faz.
Pronomes pessoais
Sua função básica é substituir um nome, indicando diretamente uma das três pessoas do discurso:
1ª pessoa (quem fala)
: eu, nós
2ª pessoa (com que se fala): tu, vós 3ª pessoa (de quem se fala): ele, ela, eles, elas. Pronomes demonstrativos Indicam a posição dos seres relativamente às