Gramsci. poder, politica e partido
CURSO DE DIREITO
GRAMSCI. PODER, POLITICA E PARTIDO
Thaynara Thais Rodrigues de Paula
Profº. Luís Carlos de Padua Bailão
03/10/2012
Goiânia/GO
Gramsci: Poder, Política e Partido.
Gramsci foi um intelectual militar. Metade de sua vida foi na prisão. No auge da sua vida adulta ele morre com 46 anos de idade. Vindo de família pobre, família sem posse. Ele estudou literatura na Itália coma ajuda de uma bolsa de estudos.
Gramsci representou o Partido Comunista em 1921. E foi preso pelas críticas a Mussolini em 1926. Mas foi solto pelo motivo de doença, então morrer na prisão seria uma péssima ideia para o partido fascista.
CATEGORIAS DO PODER O poder condigno: se referia força bruta, isto significa que e a capacidade de causar punição. Esse poder é marcado pelo autoritarismo. O poder compreensivo: significa de obter o que se esteja através de troca de algo de valor. Esse poder é na base da negociação. Seu principal instrumento de poder compensatório é o dinheiro. O poder condicionado se refere a união publica. Os instrumento do poder condicionado são os MCS ( Meio de Comunicação Social), credos religiosos, o processo educacional. A lógica é fazer com que as pessoas a obedeça pela sua própria vontade.
AS FONTES DO PODER A personalidade se refere a liderança. Nas sociedades primitivas, podia depender do tamanho, da força física. Mas no mundo moderno, é a capacidade de persuasão, a inteligência. A propriedade é auto explicativo. O dinheiro fala mais alto que as palavras. A organização é a mais importante fonte de poder no mundo de hoje. Porque somente a organização é eficaz pode fazer com que as duas primeiras fontes de poder sejam