Atps direitos empresariais e tributarios
Entendendo o que é plágio
O QUE É PLÁGIO
O plágio acadêmico se configura quando um aluno retira, seja de livros ou da Internet, idéias, conceitos ou frases de outro autor (que as formulou e as publicou), sem lhe dar o devido crédito, sem citá-lo como fonte de pesquisa, fazendo crer aos outros que o que foi escrito é de sua autoria, quando na verdade não é.
TIPOS DE PLÁGIO
Integral: Copiar palavra por palavra de um trabalho inteiro, sem citar a fonte de onde tirou. Parcial: Ocorre quando o trabalho é um “mosaico” formado por cópias de parágrafos e frases de autores diversos, sem mencionar suas obras. Conceitual: É a utilização da idéia do autor escrevendo de outra forma, porém, novamente, sem citar a fonte original.
QUAL É A FORMA CORRETA DE COLOCAR ESTAS IDEIAS NO TEXTO ACADÊMICO, SEM COMETER PLÁGIO?
É simples: basta escrever com suas próprias palavras de modo a explicar todas as citações, apresentar as fontes no próprio texto, e, se necessário, incluir as citações diretas (texto literal do autor utilizado) à medida que o trabalho vai sendo desenvolvido. Sempre que forem usar palavras ou trechos que não são de sua autoria, citem ao final dos mesmos o nome do autor e o livro ou site onde você pesquisou.
COMO SÃO FEITAS CITAÇÕES E REFERÊNCIAS?
O aluno não só pode como deve copiar trechos de outros autores, desde que referenciado, a fim de embasar suas próprias teorias em teorias já consagradas. O como fazer citações está apresentado nas páginas 91 a 95 do PLT 336 – Monografia Passo a Passo (Maira Crsitina Traldi e Reinaldo Dias, Alínea: 2009). Este é um de muitos textos que ensinam a fazer citações, neste caso, com as normas da ABNT atualizadas.
TIPOS DE CITAÇÃO?
Citação direta: citação exatamente igual ao conteúdo original. Consiste na cópia ou transcrição na íntegra de uma frase ou parágrafo de outro autor. Citação indireta: quando se escreve com palavras próprias a idéia de outro. É um texto baseado na obra