GRAMATICA
Autores: Débora Cristina Borsato Virmond Diennifer Aparecida dos Santos
Ambas estudantes do primeiro período de letras da FAE centro universitário.
Resumo
O presente artigo busca refletir sobre o ensino da gramática nas instituições escolares, enfatizando a importância que a norma padrão assume na sociedade.
Indicando o comportamento dos alunos perante esse sistema de ensino que prioriza somente a escrita.
Outro objetivo é mostrar caminhos alternativos para os docentes de língua portuguesa que devem adotar novos recursos didáticos a fim de garantir um ensino eficaz que leve o aluno a uma verdadeira aprendizagem significativa.
Palavras chave: ensino, aprendizagem, sociedade e gramática normativa.
Introdução
Muitos estudos de diversas áreas do conhecimento tem se preocupado em desenvolver pesquisas do processo de ensino aprendizagem da língua portuguesa, mas este é um que envolve vários fatores, tais como: interesse dos alunos a esse sistema de ensino, metodologia utilizada pelos professores e as condições que a impõe. Este trabalho tem como objetivo de mostrar como a gramática normativa é ensinada nas escolas, qual é o método utilizado pelos professores em passar seus conhecimentos.
O artigo aponta caminhos alternativos para os docentes trabalharem com a gramática normativa evidenciando um conhecimento mais significativo da língua em todo o seu contexto.
Desenvolvimento
Uma das maiores polemica do âmbito educacional é o ensino da gramática nas escolas, hoje o ensino pode ser considerado ‘’arcaico’’ devido ao uso de métodos totalmente teóricos sem nenhuma significação na vida dos alunos que quase sempre não conseguem estabelecer relações entre teoria gramatical e a pratica de textos.
Entretanto são muitos que defendem o ensino da norma padrão nas instituições de ensino, por acreditarem que o aluno deve dominar a gramática normativa. Gramática normativa é...
‘’É aquela que estuda apenas os