FRANQUIAS: Como se tornar um franqueador e como adquirir uma franquia
Com objetivo de expandir os negócios muitos empresários tem investido na abertura de franquias. O constante crescimento de franquias no Brasil o mostra como importante forma de inserção de novos empreendimentos vem movendo a economia do país.
Franquia é uma estratégia com proposito de vender a licença de um determinado produto ou serviço, onde o franqueador cede o direito de comercializar sua marca a um franqueado, por sua vez o franqueado paga ao franqueador os direitos de utilização da marca. Um contrato de franquia deve conter as regras e condições da atividade a ser desenvolvida dentro da legislação. A legislação brasileira esta descrita na lei nº 8955/94 criada em dezembro de 1994, contendo dados sobre o contrato de franquia.
O custo para aquisição de uma franquia é relativamente alto e existe uma falta de preparo, planejamento e conhecimentos sobre o negócio por grande parte dos empreendedores. De acordo com PINTO (2001) o conceito de franquia ultrapassa os conceitos conhecidos de produto, preço, ponto e promoção, pois agrega a apresentação da loja por inteiro, por ser um formato de negócio já conhecido e testado.
O Brasil ocupa o 3º lugar no ranking mundial de países franqueadores, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising, o crescimento das franquias no Brasil é uma tendência para os próximos anos e seu faturamento aumenta a cada ano. A franquia é uma forma de replicar o sucesso de um negocio já conhecido, uma variedade de negócios nos diferentes ramos de atividade estão utilizando esse sistema.
Franchising é um sistema que permitiu ao longo dos anos desenvolver marcas muito conhecidas no mercado em diversos ramos de atividades como: McDonald’s, Bobs, O Boticário, Cacau Show, Lojas Pinkbiju, Lojas D’Pil, etc.
O presente estudo tem o objetivo de apresentar os conceitos de franquia adotados no Brasil, bem como sua história e origem, formas de se adquirir uma franquia e formas de se tornar um franqueador. Tentando passar