GRAFICOS TURISMO CAPITOLIO MG
O turismo é uma atividade econômica em franco crescimento na atualidade.
Embora esse crescimento possa se dar muitas vezes de forma espontânea, as autoridades vêm percebendo a grande importância de monitorá-lo. Quando as autoridades governamentais tornam-se agentes orientadores dessa atividade é possível maximizar seu crescimento e seus resultados positivos e, ao mesmo tempo, suavizar significativamente seus impactos. Essa melhoria não dará somente no que se refere à utilização turística da cidade, mas também relaciona-se com a utilização da cidade por seus próprios moradores em seus momentos de lazer.
Uma das melhores maneiras existentes para obter informações sobre o fluxo turístico de uma localidade é por meio de pesquisas de campo.
No município de Capitólio esse questionário foi aplicado no mês de Abril(feriado da Semana
Santa), em diversos pontos turísticos , a turistas e moradores locais.
Essa pesquisa visou descobrir a opinião de turistas e moradores sobre a infra-estrutura turística dos atrativos e da cidade em geral, bem como o perfil demográfico do turista que visita Capitólio e ainda, a opinião deles sobre a criação de um museu e um centro cultural na cidade.
Ressalta-se que os resultados das pesquisas são essenciais na análise e direcionamento de políticas de ação pública e servirão de suporte para a elaboração de um projeto de restauração do imóvel tombado e na implantação de um centro cultural no local, visando resgatar a história do povo capitolino.
O direito à memória é garantido quando a comunidade toma consciência do seu papel fundamental de guardiã do próprio patrimônio, passando então a impedir a degradação e a destruição de imóveis e objetos culturais, numa ação de salvaguarda preventiva. A compreensão da memória social, artística e cultural é que se leva a perceber e a controlar o processo de evolução a que está