Graficos Bioestatistica
Os cursos de Educação Física integram o contexto de significativo crescimento do ensino superior no Brasil, apresentando um aumento no número de vagas e concluintes de, aproximadamente, 680% e 543% respectivamente, entre 1995 a 2007. Vale ressaltar que neste mesmo período o percentual de concluintes de todos os cursos aumentou 297,48%, número muito inferior ao crescimento dos concluintes em Educação Física, como mostra a comparação.
Observa-se que, no período de 1995 a 1998, o crescimento médio anual da oferta do número de vagas nos cursos de Educação Física era de aproximadamente 7,83%. No período entre 1999 e 2007, o crescimento médio anual foi de 20,65%, apontando assim uma aceleração acentuada a partir de 1998, período em que se registra a regulamentação da profissão, sob Lei n° 9.696/98 a qual entra em vigor no dia primeiro de setembro de 1998.
Gráfico de distribuição percentual evolutiva do número de concluintes em cursos privados e públicos em Educação Física.
Esse panorama de crescimento e investimento privado no ensino superior pode ser melhor explorado quando analisamos o número de concluintes em instituições privadas no ano de 2007 que, comparado com instituições públicas, é aproximadamente 370% maior. O ensino superior encontra-se em ampla expansão e, para o caso da Educação Física, os dados sinalizam ainda maior interesse das instituições privadas nesta formação e para além dela, vislumbrando a expansão de um mercado de bens e serviços vinculados às práticas corporais.
Total de estudantes matriculados em Cursos Superiores2
Tal panorama educacional apresenta alguns dados das realidades nacional e internacional, sinalizando indicadores importantes no mapeamento dos investimentos na Educação Física, além de permitir-nos pensar politicamente sobre a expansão acelerada do ensino superior no Brasil, notadamente neste