Bioestatística - Gráficos
Nome
APRESENTAÇÃO DE DADOS EM GRÁFICOS
COLATINA
2014
Nome
APRESENTAÇÃO DE DADOS EM GRÁFICO
Trabalho acadêmico apresentado ao Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC, sob orientação do Professor Herivelto dos Santos Almeida, da disciplina de Bioestatística, do Curso de Farmácia como obtenção de frequência e nota no AEED.
COLATINA
2014
Há várias maneiras de se representar dados, uma delas é em Gráficos. Os Gráficos estão presentes em muitos lugares, pois são de fácil interpretação e objetivos, porém, existem normas impostas pelo IBGE para a criação de gráficos. Sendo assim, todo Gráfico deve apresentar Título, Escala e Legenda.
Na Bioestatística são utilizados quatro principais gráficos: Gráfico de Barras, Gráfico de Setores, Histograma e Polígono de Frequências.
Gráfico de barras
É um tipo de gráfico onde os dados são apresentados em forma de barras retangulares, podendo ser verticais ou horizontais.
O Gráfico de barras é usado para apresentar variáveis qualitativas ou ordinais.
Usar medicamento sem orientação de um farmacêutico é um grande risco. O Conselho Federal de Farmácia criou um medicamento fictício e foram contratados atores para a distribuição nas ruas de São Paulo. Enquanto o medicamento era distribuído, pesquisadores observavam o comportamento das pessoas.
Fonte: Datafolha/ICTQ
Gráfico de setores
Se apresenta na forma circular, onde cada setor é proporcional a sua respectiva frequência, podendo conter suas devidas porcentagens.
É usado para apresentar variáveis qualitativas ou ordinais.
Fonte: Datafolha/ICTQ
Histograma
É um gráfico de barras verticais ou horizontais da distribuição de frequências de um conjunto de dados.
O Histograma pode ser dividido em:
Com intervalo de classe: para variáveis quantitativas contínuas.
Sem intervalo de classe: para variáveis quantitativas