Graduação
Metodologias e Técnicas de Pesquisa Científica em História
Docente: Guinter Tlaija Leipnitz
Discentes: Allan Mateus Cereda e Jennifer Cateryni Schmaedeker dos Santos
Relatório da visita técnica aos acervos documentais em Porto Alegre.
O presente relatório foi elaborado a partir da visita técnica realizada no dia 22 de outubro de 2012, pelos acadêmicos do primeiro semestre do curso de Licenciatura em História da Universidade Federal do Pampa às instituições arquivísticas portoalegrenses: Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul e Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul.
A visita teve por finalidade introduzir os alunos aos acervos documentais. Para tanto foi apresentado nas instituições supracitadas suas condições estruturais, os tipos de documentos armazenados e algumas das possibilidades de pesquisa.
O Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul possui cerca de 106 anos. Seu funcionamento teve início no dia 15 de março de 1906, decorrente do decreto 876 determinado pelo presidente do Estado Antônio Augusto Borges de Medeiros. Surgiu da necessidade de guarda e preservação de documentos públicos do Estado do Rio Grande do Sul.
Após sofrer inúmeras mudanças estruturais e de localidade, hoje o Arquivo é composto por três prédios. Os prédios I e II foram construídos propriamente para a guarda e armazenamento de arquivos: possuem exaustores para a circulação de ar, suas paredes tem a espessura entre 0,90 e 1,5 metros o que permite a manutenção da temperatura, seu chão e teto são vazados e as estantes são de ferro revestido de cimento, somente os funcionários podem buscar os documentos no acervo e as luzes são mantidas apagadas para não haver danificação dos mesmos.
O Arquivo Público é responsável pela guarda de documentos do Poder Executivo, Judiciário, Legislativo, Registros Civis e Tabelionatos de todo o Estado do Rio Grande do Sul. A maioria dos usuários são cidadãos a procura de certidões de nascimento, casamento,