A visão católica do batismo
É lícito batizar crianças? Essa pergunta deve ser vista sobre vário pontos, o primeiro é a origem da pergunta ,o por que essa duvida surgiu no meio da comunidade cristã.Para entender isso primordialmente é necessário desdobrar dois conceitos que divergem a visão católica e a visão da maioria dos protestantes pois respectivamente são esses dois grupos que afirmam ser licito batizar crianças e o outro não.
Durante a reforma protestante Martinho Lutero defendeu a tese de que a única fonte de fé seria a bíblia e que a igreja não precisava de tradição ou magistério, isso significou que a bíblia passaria a ser uma espécie de receituário contendo uma fórmula bem simples descrita assim : ´´está na bíblia existe não está na bíblia não deve-se acreditar ,não existe ´´.
Ao excluir a tradição da igreja os protestantes de uma só vez anularam diversos dogmas, inclusive o batismo de crianças, uma vez que,mesmo que não exista nenhuma passagem da bíblia onde a detalhadamente o batismo de uma criança a igreja acredita que é de tradição desde os tempos dos apóstolos o rito ser ministrado em crianças . para muitos protestantes o batismo seria uma decisão onde é necessário a razão, não se pode aderir a uma fé sem ter a livre opção de reconhecer se é isso mesmo o que se quer, em outras palavras é necessário ter consciência para que se diga sim ou não a fé cristã. Esse é um argumento segundo a ótica potestante bíblico podendo ser conferido na passagem do batismo de Jesus , a bíblia afirma que Ele foi batizado já adulto.Um outro ponto protestante é a livre interpretação da bíblia