Graduação
Educação Especial e Atendimento Educacional Especializado
UNIDADE I – Introdução à Educação à Distância
ATIVIDADE 8 – Síntese da história da EAD
Carla Priscila Ferreira
Tutora: Juliene Madureira Ferreira
Turma X – Data: 25/10/2014A EAD não é uma descoberta recente. Ela tem uma longa história de experimentações, com sucessos e fracassos. A primeira alternativa que permitiuas pessoas se comunicarem sem estar face a face foi a escrita. Desta maneira, podemos relacionar a origem da EAD com as cartas de Platão e asepístolas de São Paulo. Devido a isso, Landim (1997) sugere que as mensagens trocadas pelos cristãos para difundir a palavra de Deus são a origem da comunicação educativa, por intermédio da escrita, com o objetivo de propiciar aprendizagem aos discípulos.
A Educação a Distância começou a se expandir no século XV quando Johannes Gutenberg, na Alemanha, inventou a composição de palavras com caracteres móveis, técnica que veria a ser considerada como invenção da imprensa. Com a invenção da imprensa o aprendiz passou a ter alternativa de obtenção de conhecimentos, além de ir às escolas para ouvir o professor ler o livro que somente o velho mestre tinha acesso.
A partir do nascimento da imprensa, foram impulsionadas a difusão e a troca de informações entre pessoas que se encontravam geograficamente distantes. As escolas da época temiam que os livros impressos, até então, transcritos a próprio punho, e devido ao seu alto custo, inacessíveis à plebe, tornassem desnecessária a função do professor. De acordo com Alves (1994), as pessoas pensavam que, havendo livros com valores acessíveis, bastaria lê-los em casa para ter acesso à educação. William Harper, no ano de 1886, chegou a afirmar: “Chegará o dia em que o volume da instrução recebida por correspondência será maior do que o transmitido nas aulas de nossas escolas e academias; em que o número de estudantes por correspondência ultrapassará o dos presenciais”.