Graduação
Disciplina: Sociologia Geral. Profª: Ida do Valle.
Análise do filme O Enigma do Kasper Hauser e comparação com o livro. O filme retrata, de maneira contundente, a radiografia social do desenvolvimento capitalista nos anos 70. E mostra o dilema que um operário muito experiente sofre ao ter de escolher; ou ficar ao lado da luta sindical contra o imediatismo do sistema, ou se conformar em aceitar a vida consumista, mas muito alienada pelo sistema. O filme faz uma longa comparação com a obra de Marx e Engels, e mostra como os estudos dos precursores da crítica ao sistema capitalista, influenciaram o pensamento da sociedade ao longo dos anos. O conceito de alienação é muito evidente no filme e foi Marx o primeiro a mencioná-lo como efeito patológico do sistema capitalista.
Em meio a esses acontecimentos a obra e o filme notabilizam como o capitalismo não é somente um sistema econômico, mas certamente que suas ramificações podem levar a sociedade a uma fina embora profunda camada de alienação, falsa sensação de progresso e bem estar consumista. E meio a seu modelo capitalista de imediatismo, o sistema supri o que existe de mais essencial no homem dentro da sociedade, segundo Marx, a sua força de trabalho.
O texto mostra como o marxismo aprofundou seus estudos, não só ao foro coletivo, mas principalmente ao foro íntimo de cada integrante do sistema. E como o capitalismo pode influenciar dentro de um gênero civil de sociedade; os meios de comunicação, de interação social, convivência social e transformação social. No filme fica evidente que o enredo age sobre a égide dos estudos do marxismo, e tem sua preocupação em descrever os detalhes e os desdobramentos das aspirações sindicais da época, demonstrando como o sistema monopoliza e aliena a sociedade operária e civil.