GRADUAÇÃO
1. O RESTAURANTE
De acordo com Bueno (1968, p. 1103) restaurante é “estabelecimento onde se prepara e sevem comidas; casa de pasto; adj. Restaurativo; que restaura”. O restaurante pode ser também conceituado como um estabelecimento aonde pessoas vão a trabalho ou lazer para repor suas energias através de alimentação. Esse conceito abrange vários tipos de estabelecimentos, tanto na área comercial coma na área institucional.
2.1 Tipos de Restaurantes
Na área comercial, incluem restaurante, cafés, lanchonetes, fast-food, bares, bistrô, salão de chá, confeitaria, tabernas, buffets, churrascaria, centro gastronômico. Snak-bar, casa de massas, sorveteria, night-club, pub, casas de sucos e vitaminas, etc. esses tipos de restaurantes funcionam independentes de são financeiramente auto-sustentáveis. Na área institucional, incluem serviços de alimentação que funcionam com o fim de auxiliar a saúde, o ensino, a indústrias, que possuam cantina, restaurantes, lanchonetes, etc. para pessoas que trabalhem ou utilizem serviços desta instituição.
2.1.1 Restaurantes Comerciais
Os restaurantes, de um modo geral, podem ser classificados de diversas maneiras. Podendo ser levadas em consideração muitas variáveis, tais como: tipicidade de dozinha, tipo de serviço, tamanho do estabelecimento, etc. Como aponta Castelli (2003, p.298):
Em meados do século XX, com o aparecimento do turismo em grande escala e da globalização da economia, surgem novas necessidades, motivações e desejos gastronômicos, satisfeitos através de novos tipos de restaurantes. Em vista disso, além dos restaurantes denominados clássicos, surgiram outras formas de se fornecer comida e bebida ao público.
Tipologia dos restaurantes comerciais, conforme Silva Filho (1996):
a) Restaurante de 1ª categoria: oferecem geralmente refeições a “La carte”.
b) Restaurante típico (Regionais): defini-se pela cozinha específica e apresenta decoração da região na qual foi