Graduação
Nos caminhos que percorremos, observamos movimentos de pessoas e veículos. Esse movimento é chamado de trânsito. Você já reparou como as pessoas estão em constante movimento, indo para a escola, para o trabalho, para se divertir, para fazer compras? O trânsito é diferente entre um lugar e outro. Em cidades grandes, por exemplo, ele é mais movimentado devido ao maior número de pessoas e veículos que circulam pelas ruas. Já nas cidades pequenas e no espaço rural, geralmente ele é menos intenso. Para que esse movimento de pessoas e de veículos seja organizado, existem várias regras.
Os deveres do pedestre
Nas estradas ou vias urbanas, onde não existam calçadas, devemos andar sempre em sentido contrário ao dos veículos, utilizando o acostamento, aplicando a lei do “ ver e ser visto”. Para atravessar a pista de rolamento ( ruas ) devemos tomar as seguintes precauções:
● parar
● ficar longe de pontos cegos
● antes da travessia, olhar para os lados quantas vezes for necessário
● utilizar a faixa de travessia
● onde não existir faixa, atravessar a rua, próximo à esquina, em linha reta
● utilizar as passarelas ao fazer a travessia das ruas: elas oferecem maior segurança aos pedestres.
Os sinais de trânsito
As placas de sinalização, as faixas de travessia e os semáforos são os principais meios de comunicação no sistema de trânsito.
Sinalização horizontal
É constituída por palavras, linhas, marcações, símbolos e legendas sobre o pavimento das vias. Têm como função organizar o fluxo de veículos e pedestres.
Sinalização vertical
A sinalização é feita através das placas de sinalização.
Placas de regulamentação
Tem por finalidade informar sobre as condições, proibições ou restrições no uso das vias.
Placas de indicação
Indicam os sentidos e as distâncias.