Graduação
Em busca do “Rastro de São Pedro”
Arcos 2014
Apresentação
Uma dos principais motivos de ingresso de um jovem no movimento escoteiro, ou talvez até seja o principal, é a aventura. É nela que se desperta o espírito explorador, a curiosidade, a superação e provoca o autoconhecimento
(limitações, habilidades, iniciativa).
Nas reuniões semanais na sede do grupo escoteiro, são trabalhadas várias atividades que visam, entre outras, o desenvolvimento dos jovens que participam do movimento. O ápice deste desenvolvimento é, sem dúvida, o acampamento. Para se chegar a tal realização, é preciso conhecimento, para evitar surpresas desagradáveis em situações que poderão surgir, é fundamental para o sucesso de toda e qualquer atividade realizada neste, que é, sem dúvida, uma das principais finalidades de todo o processo de preparação dos jovens, onde a prática leva a minimizar erros e riscos para que a aventura seja a “melhor possível”. E com motivo de empregar e aprimorar as técnicas aprendidas que se faz necessária esta 1º Excursão Mateira, visando empregar as habilidades em situações que podem ocorrer durante a atividade, priorizando o trabalho em equipe, companheirismo e visando o desenvolvimento pessoal dos jovens.
Entre as atividades externas, que são acampamentos, acantonamentos, bivaques, esta que, pode se dizer a base de todas, e a excursão, por isto, nesta apostila deixaremos de explanar sobre alguns itens, mas, o que for transcrito, é de suma importância para esta e todas as demais atividades externas. O tema pesquisado está presente em várias publicações, onde não há grandes diferenças entre elas, por isto não há muito a acrescentar no que já está exposto em livros, revistas, sites especializados e outras fontes, portanto, a literatura a seguir é uma reunião de várias obras, que tem o objetivo de atender aos jovens que estão iniciando sua “aventura escoteira”.
Sempre Alerta Para Servir!
Chefe Luís Cláudio
Chefe