graduação
Objetivo Mostrar o avanço tecnológico da televisão em diversos momentos da história no contexto mundial, nacional, sua introdução no Brasil, avanço e popularização no país.
Introdução
Toda descoberta, por menor que seja, trata-se de avanço tecnológico, não foi diferente com o que hoje vemos em nossas casas, aparelhos eletrônicos de última geração, com recursos interativos, que ás vezes parecem não ter mais fim, mas se formos pesquisar suas origens pensaremos, como foi que esse objeto gigantesco, que outrora não podia ser carregado, hoje cabe no bolso? Assim ocorre também com a televisão, aparelho eletrônico tão comum em nossas vidas, que muitas vezes passa desapercebido. Para termos hoje toda a tecnologia, foram anos de avanços, coragem para introduzir ela nos lares brasileiros, tão acostumados com o rádio. Veremos a seguir a sua cronologia, no mundo, Brasil e sua transformação até os dias atuais, desde os primeiros modelos a mais moderna.
Contexto Mundial
O surgimento da televisão ocorreu através da descoberta do selênio (composto químico) pelo sueco Jakob Berzeluis em 1817. Willoughby Smith desenvolveu em 1873 através do selênio, transformar a energia luminosa em elétrica.
O alemão Paoul Nipkow, figura 1, com 24 anos de idade inventou e patenteou um disco com orifícios em espiral, distanciados igualmente entre si e que, ao rodar velozmente, descompunha em vários pontos claros e escuros uma imagem bastante iluminada. Foi o primeiro a divulgar a proposta de transmissão em 1884.
Wladimir Zworukin cientista naturalizado americano inventou o Iconoscópio (um tubo a vácuo, figura 2, com células fotoelétricas, responsável pela varredura eletrônica das imagens até os dias atuais). Após quatro anos, conseguiu transmitir imagens a distância de 45km.
O escocês John Baird foi considerado o pai da TV por volta de 1926 pela primeira transmissão. Onde essa transmissão aconteceu na Academia de Ciências Britânicas em Londres na Inglaterra