Graduação
Em 29 de agosto de 1831, Michael Faraday, grande químico e físico inglês, descobriu a indução eletromagnética, ao contatar que o movimento de um imã através de uma bobina de fio de cobre causava o fluxo de uma corrente elétrica no fio. Como o motor e o gerador elétrico são baseados neste princípio, a descoberta de Faraday provocou mudanças o curso da história mundial. Quando perguntado mais tarde, pelo primeiro ministro britânico, que uso poderia ter sua descoberta, Faraday ironizou: “Algum dia será possível taxá-la”.
Faraday foi talvez o maior experimentalista de todos os tempos, com realizações creditadas em quase todas as áreas da física conhecida em seu tempo. Para descrever o fenômeno que investigava, ele e um amigo, filosofo e cientista inventaram novas palavras como eletrolise, eletrólito, íon, ânodo e catodo. Em sua honra, a unidade de capatitancia é denominada farad. Agora neste relatório vamos abordar dois elementos passivos, o CAPACITOR e o INDUTOR, que são bem diferentes do resistor no que diz respeito à sua função, princípio de funcionamento e construção.
Ao contrario do resistor, esses dois elementos exibem seu comportamento característico apenas quando ocorrem variações de tensões e correntes elétricas no circuito em que se encontram. Além disso, se considerarmos a situação ideal, não dissipam energia como o resistor, mas a armazenam de uma forma que podem retorná-la ao circuito sempre que necessário de acordo com o projeto.
2- Conceito de Dispositivos Reativos e Resistivo
Vamos tratar de dois dispositivos chamados de reativos, o capacitor e o indutor. Primeiramente, cabe uma rápida explicação sobre a diferença entre dispositivos resistivos e reativos.
Um dispositivo resistivo, como, por exemplo, o resistor, é aquele que resiste à passagem de corrente, mantendo o seu valor ôhmico(R) constante tanto para a corrente continua como para a corrente alternada. Isso significa que a resistência depende unicamente das