graduação
O presente texto viabiliza o leitor compreender os fatores que convidam as organizações a reestruturar seus antigos desenhos organizacionais funcionais, baseado nas tarefas, para um novo modelo de gestão que envolve a gestão por processos, baseado no trabalho em equipe e no conhecimento acerca de como e porque os processos acontecem.
ABSTRACT
The current text leads the lecture to understanding the factors that comes up organizations to rebuild their ancients organizational draws, based on skills, right to a new model of leadership and involves the leadership based on process, which calls the grupal work and knowledge about how and why the processes really happens.
Uma nova tendência de gestão: a gestão por processos
Contemporaneamente as organizações têm sido convidadas a inovar e reinventar seus modelos de gestão em virtude dos novos alicerces competitivos nos quais a economia mundial tem se encontrado. Modelos de gestão que perduraram por décadas estão vivendo seus últimos dias, em razão das novas necessidades competitivas.
O redesenho organizacional promete novas ferramentas competitivas e um novo modelo de gestão. Nesse sentido os processos têm ganhado exponencial atenção por conferir maiores e melhores respostas às novas demandas. Os processos representam uma organização das atividades numa sequencia que permita a consecução dos objetivos propostos. Embora para senso comum a noção de processo ainda esteja ligada àquela visão de tangibilidade, a exemplo dos processos fabris nas empresas, e em especial nas indústrias, nesta nova formulação, processo terá um aspecto que estará ligado não apenas ao fluxo de realização das atividades, mas algo ligado à forma com a qual as atividades são feitas, permeando desdobramentos cada vez mais eficazes.
Em termos de funções administrativas os processos evidenciam a existência de configurações como a hierarquia administrativa e a divisão no trabalho. Esta última, também chamada de especialização no