GRADUAÇÃO
“... capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as emoções dentro de nós e nos nossos relacionamentos." (Goleman, 1995).
Este trabalho retrata a Inteligência Emocional, conforme o pensamento de Daniel Goleman, (1995), que a considera a Segunda Revolução do Saber. Todas as pessoas já nascem com inteligência alguns com o passar do tempo desenvolvem melhores do que outras.
As emoções é um fator de controle muito importante para o desenvolvimento do ser humano. Servem tanto para empregados como para empregadores, que com o poder deste conhecimento podem proporcionar inúmeras mudanças dentro de si mesmo e em seus ambientes de trabalho.
PROBLEMA
Hoje em dia é difícil tornar-se um profissional bem relacionado com os demais colaboradores, devido os laços de amizade que são criados com o passar dos dias. É um grande desafio para o gestor mostrar aos seus liderados como separar a relação pessoal da profissional. Com isso quais pontos podem ser atingidos negativamente para o desempenho na organização e o que podemos alcançar positivamente com essa inteligência emocional?
JUSTIFICATIVA
Em um ambiente completamente exposto ao estresse, onde muitas vezes exige um nível alto de responsabilidades, como o ambiente de trabalho, deve-se estar preparado emocionalmente para lidar com possíveis conflitos com os colegas de trabalho, com sua função dentro da organização e também com seus próprios sentimentos. No ambiente empresarial, onde todos os colaboradores, de forma direta ou indiretamente, dependem da função do colega para realizar a sua com perfeição, é necessário manter relações harmônicas, colocando em prática a inteligência Intra-Pessoal bem como a Inteligência Inter-Pessoal.
Os motivos que levaram a pesquisa são os sérios problemas que o emocional de uma pessoa causa dentro do ambiente de trabalho e a possibilidade de converter