FERRAMENTA PARA APOIO AO ENSINO DE FÍSICA BÁSICA
Marcos Paulo Salvador de Oliveira1, Jurandy Gomes de Almeida Jr. 1, Roberta Spolon Ulson1,2,
Marcos Antônio Cavenaghi1,3, Renata Spolon Lobato5, Aparecido Nilceu Marana1,4
1
UNESP,Faculdade de Ciências, Departamento de Computação, Laboratório de Computação de
Alto Desempenho ({2ulson,3marcos,4nilceu}@fc.unesp.br)
5
UNESP, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, Departamento de Computação e
Estatística2 (renata@dcce.ibilce.unesp.br)
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de uma ferramenta de apoio ao ensino de física básica, com a criação de objetos educacionais que enfocam os conceitos fundamentais da área. Propõe-se uma integração das tecnologias da Web e do paradigma de simulação visando o desenvolvimento de uma ferramenta que possibilite simular e exemplificar os temas que fundamentam as teorias da física básica discutidas no ensino médio. A ferramenta é constituída por applets, que podem ser embutidos em documentos hipertexto.
1. INTRODUÇÃO
A falta de motivação observada nos estudantes do Ensino Médio em disciplinas da área de Ciências Exatas, quando esses estão envolvidos com temas que fundamentam conceitos teórico-práticos, implica em grande dificuldade para o aprendizado desses conceitos. Isto se deve, por exemplo, a uma forte carga de conceitos abstratos que formam todo esse conhecimento. Além disso, existem algumas limitações inerentes nas práticas atuais de ensino e aprendizado (KAMTHAN, 1999). Entre outros pontos, destacam-se a necessidade da proximidade física entre professores e alunos, a natureza dinâmica e interativa dos conceitos e informações e a dificuldade em demonstrar tais conceitos utilizando as técnicas tradicionais, como o quadro negro e o retroprojetor com transparências.
O desenvolvimento da WWW (World Wide Web) no final da década de 1980 representou um grande avanço na área de educação, tornando a Internet uma poderosa aliada