graduação
DEPARTAMENTO DE PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL - DPHC
FUNDAÇÃO DE CULTURA E COMUNICAÇÃO ELIAS MANSOUR - FEM
2014
Comunicação Patrimonial
Caravana de Cultura e Humanização
1. IDENTIFICAÇÃO
Título do Projeto: Comunicação Patrimonial
Local onde será realizado o projeto: 11 (onze) municípios do Acre
Período de Realização: janeiro a novembro de 2014.
Público Alvo: Comunidades residentes nos municípios envolvidos e com atividades/ interesses pelas questões expostas no objeto deste projeto e concernentes com o projeto maior da Caravana de Cultura e Humanização.
Parceiros: Prefeituras dos municípios envolvidos, IPHAN, Conselhos Estadual e Municipais de Cultura.
2. IDENTIFICAÇÃO DO PROPONENTE
Departamento de Patrimônio Histórico do Acre – DPHC/FEM
3. INTRODUÇÃO
O Estado do Acre localiza-se no extremo Oeste da Região Norte do Brasil. Com uma hora a menos em relação ao fuso horário de Brasília (DF), nela está o último povoamento do Brasil a ver o sol nascer, na serra da Moa, junto à fronteira com o Peru. É uma das 27 unidades federativas do Brasil e está situado no sudoeste da região Norte tendo como limites os estados do Amazonas a norte, Rondônia a leste, o País da Bolívia a sudeste e o Peru ao sul e oeste. Ocupa uma área de 152.581,4 km². Sua capital é a cidade de Rio Branco.
A intensa atividade extrativista, que atingiu o auge nas primeiras décadas do século XX, atraiu brasileiros de várias regiões para o estado. O Acre é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está situado no sudoeste da região Norte e tem como limites os estados do Amazonas a norte, Rondônia a leste, a Bolívia a sudeste e o Peru ao sul e oeste. Ocupa uma área de 152.581,4 km². Sua capital é a cidade de Rio Branco.
O Estado pertenceu até 1903 à Bolívia, quando foi incorporado ao Brasil através do Tratado de Petrópolis e foi palco da chamada Revolução Acreana.
A grande seca ocorrida no Nordeste