graduação
Resposta: Weber Verificou que o capitalismo, a burocracia (como forma de organização) e a ciência moderna constituem três formas de racionalidade que surgiram a partir dessas mudanças. Essas três formas de racionalidade se apoiaram mutualmente nas mudanças religiosas. Para compreender a burocracia, Weber estudou os tipos de sociedade e os tipos de autoridades. Weber destaca três tipos de sociedades: A tradicional, a carismática e a legal-racional. Esta ultima baseada em leis e normas bem definidas onde os meios justificaram o fim, tornando mais eficiente os modos de produção.
Chiavenato, Idalberto, Introdução à teroria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações - 7. ed. rev. e atual. – paginas 258 e 259
Tema 2: O princípio da racionalidade.
Questão: Dentro do contexto da racionalidade qual a fragilidade da estrutura burocrática que se pode observar?
Resposta: As criticas a burocracia apontam o seu racionalismo excessivo como desvantajoso por não considerar a natureza das organizações e nem os elementos que compõe o ambiente dessas organizações, desse modo, segundo alguns críticos, o sistema burocrático só obtém sucesso em alguns casos, destacando como exemplos as atividades individuas que requerem pouca criatividade, baixa exigência do ambiente sobre a organização, e quando os caminhos da tomada de decisões são curtas e baratas.
Chiavenato, Idalberto, Introdução à teroria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações - 7. ed. rev.