Politica educacional
Instituto Superior de Ciências Religiosas da Arquidiocese do Rio de Janeiro (ISRC)
Disciplina: Política Educacional
Professora: Maria Aldice da Silva Attayde
Plaisance, Éric e Vergnaud, Gerard. As ciências da educação. São Paulo: Editora Loyola 2003 . Psicologia da Educação Cap IV.
Éric Plaisance ( 1930 ) Sociólogo. Professor de Ciências da Educação da Universidade René Descartes Paris V, diretor da unidade de pesquisa associado ao CNRS "Sociologia da Educação", o Conselho do Centro Técnico de Pesquisa Nacional de Estudos e Pesquisas incapacidade e desajuste (em 1988). Gérard Vergnaud (1933) é um matemático, filósofo e psicólogo francês. Formado em Genebra, compôs o segundo conjunto de pesquisadores doutorados por Jean Piaget. Professor emérito do Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS), em Paris. Vergnaud é pesquisador em didática da matemática, tendo elaborado a "teoria dos campos conceituais".
Na psicologia da educação os testes, ocupam lugar importante nas pesquisas. Nela elabora-se provas acertadas que medem o conhecimento , as aptidões da criança, seu desenvolvimento e temperamento. No entanto as grandes problemáticas da psicologia, segundo o texto, será a formação dos conhecimentos na criança ao interagir no ambiente social em que vive.
A obra mais marcante do século XX é a de Jean Piaget, entre outras que repercutiram como Vygotsk, Wallon, Claparède, Galperine e Bruner.
Entende-se que o processo de aprendizagem é uma espécie de condicionamento, no qual as ações sob coação do ambiente são selecionadas no seu surgimento e se fortalece no uso da repetição, como os behavioristas tentaram mostrar , Skinner associa à visão extrema de aprendizado no processo de conceitualização e de representação, visão compartilhada por muitos psicólogos, porém o movimento cognitivista uma contra ofensiva a essa tese.
O que ficou de mais forte na tese Behavioristas para a metodologia da psicologia foi o conceito de representação de suas funções,