Graduação
Os gêneros textuais como as cartas de Cícero e textos satíricos são extremamente importantes para o latim vulgar, exatamente por serem fontes do latim falado naquela época. Isso contribui de forma indispensável para o estudo dessa língua. O latim, como sabemos, é uma das línguas mais estudadas principalmente pelos liguístas, pois foi ela que expressou as culturas, preceitos, literatura daquela época. Além disso, o latim foi a “mãe” de várias outras línguas, dentre elas o nosso português. Se não tivéssemos essas fontes como poderíamos entender, por exemplo, a evolução da nossa língua?
O cristianismo foi, sem dúvida, uma das causas da difusão do latim. Como qualquer outra religião, tinha como principal objetivo a conversão das pessoas sobre as ideias pregadas. Com isso, cada cristão e cristãos já convertidos propagavam seus valores para todas as pessoas possíveis. Claro que, com isso, houve uma divulgação muito importante dessa língua entre todo império romano. Mesmo sendo condenado, o cristianismo persistiu até que fosse aprovada sua legalização em 313 com o decreto do Edito de Milão por Constatino.
-As fontes do latim Vulgar são Cartas de Cícero, textos satíricos, entre outros. Porque estes gêneros são importantes para o Latim Vulgar?
Porque são textos de teor histórico para o próprio latim vulgar. As cartas de Cícero possuíam grande riqueza de detalhes sobre os mais variados temas que constituem um valioso conjunto documental de uma história do período.
Um dos textos fontes do latim vulgar é o “Appendix Probi”, escrito por um gramático desconhecido. Ele contém formas em Latim “correto” ao lado de Formas consideradas erradas. Esta visão de certo e de errado ainda persiste nas escolas? Comente com exemplos de sua prática de professor ou com exemplos de gramática.
Sim. Podemos citar a Gramática Normativa que dita as regras gramaticais de nossa língua, posicionando- se como única forma correta e denominando a