Analise de Requisitos
A importância da analise de requisitos é tratar do processo de definição dos requisitos de software. Para isso, todas as atividades de desenvolvimento precisam ser criteriosamente elaboradas e desenvolvidas, é essencial que a equipe de desenvolvimento compreenda exatamente o que é esperado do aplicativo a ser construído e também o que o não é. Isso pode parecer óbvio, mas nem sempre fica claro para todos os envolvidos do projeto qual será o alcance da aplicação. A equipe também deve se preocupar com o desempenho e com a interface exigidos pelo cliente. Esse processo deve lidar com diferentes pontos de vista e usar uma combinação de métodos, ferramentas e pessoal, para assim, analisar e modelar o programa a ser desenvolvido. Os requisitos, tanto para o sistema como para o software, devem ser documentados e revistos com o cliente. Os requisitos, de modo geral, podem ser classificados em dois grandes grupos: requisitos funcionais e não-funcionais.
Requisitos funcionais
Os requisitos funcionais são aqueles que descrevem o comportamento do sistema, suas ações para cada entrada, ou seja, é aquele que descreve as funcionalidades as quais se espera que o sistema forneça. Eles dependem do tipo de software que está sendo desenvolvido e dos usuários de software que se espera atingir.
Requisitos não funcionais
Os requisitos não-funcionais não estão ligados diretamente com as funções fornecidas pelo sistema. Em geral se preocupam com padrões de qualidade como confiabilidade, desempenho, segurança, usabilidade, qualidade, manutenção, entre outros. São muito importantes, pois definem se o sistema será eficiente para a tarefa que se propõe a fazer. Um sistema ineficiente certamente não será usado.