Analise de requisitos
Como o próprio nome sugere, requisito é algo necessário como fundamento ou matéria prima para o desenvolvimento de alguma coisa. Em sistemas de informação, os requisitos são os primeiros a aparecer logo no início do processo de análise do sistema. Eles constituem a matéria prima que o analista ira usar para propor o sistema, documentá-lo e finalmente levá-lo ao desenvolvimento e uso.
A etapa de levantamento de requisitos é composta por diversas técnicas que visam obter do cliente as informações necessárias para desenvolver o projeto do sistema de informação. Essas técnicas podem ser: * Entrevistas não estruturadas: Informal ou sem agenda pré-definida; * Entrevistas estruturadas: Com uma agenda pré-definida; * Observação do comportamento: Observar os usuários em seu ambiente de trabalho; * Aprendizagem com o usuário: Analisa e discute com o usuário a maneira como é feito o trabalho; * Prototipagem: Desenvolvimento de um modelo que simulará o sistema real; * Brainstorming: Reunião com várias pessoas onde todos discutem um tema central; * Análise de textos: O usuário descreve as necessidades textualmente. (técnica muito usada atualmente); * Reutilização de requisitos: Reaproveitamento de padrões ou requisitos de outros sistemas.
Classificação dos requisitos
Os requisitos podem ser classificados de várias formas a a finalidade desta classificação é melhor compreender a relação entre objetos, tarefas e as próprias funções do sistema. Uma forma bastante aceitável entre analista é que a classificação seja entre requisitos funcionais e não-funcionais.
Requisitos funcionais
Os requisitos funcionais são aqueles que fazem parte do sistema, como um relatório específico, um campo a mais em um cadastro, etc. Eles normalmente têm a finalidade de agregar valor ao usuário ou facilitar o trabalho que ele desenvolve. Requisitos funcionais serão implementados no próprio sistema e da junção desses requisitos o corpo do