Analise de Requisitos
MBA em Engenharia de Software Orientada para Serviços
André Linares Giraldi – andrelinares@gmail.com
Análise de Requisito
Campinas - SP
2014
1. Resumo
Parece óbvio que precisamos saber o que o software deve fazer antes de construí-lo. No entanto, muitos projetos sofrem atrasos ou são cancelados porque o desenvolvimento começa antes que alguém da equipe de desenvolvimento realmente entende como o software deve se comportar. A solução para esse problema é ter de forma clara o escopo que descreva o comportamento que é exigido do software antes que o ele seja projetado, construído e testado. A análise de requisito é uma disciplina da engenharia de software que nos ajuda a resolver boa parte do problema citado, como podemos ver a seguir:
2. Introdução
Levantar a necessidade, entender e documentar os requisitos de um software embora não seja fácil, é uma atividade importante, pois é a base para o planejamento, desenvolvimento e a aceitação dos resultados de um projeto de software. A análise de requisito é a primeira fase do desenvolvimento de software e pode ser dividido em Requisitos funcionais e requisitos não funcionais. Ela também pode se conhecida por outras denominações:
Engenharia de requisitos
Levantamento de requisitos
Captura de requisitos
Análise de sistema
Especificação de requisitos
Análise de requerimentos
Nesta fase são realizadas as primeiras reuniões com os clientes e/ou usuários, para que o analista possa conhecer melhor as necessidades do sistema que será desenvolvido. Também é nesta fase que ocorre grande parte dos erros, pois devido à falta de conhecimento dos clientes ou usuários faz com que nem todas as funcionalidades do sistema a serem desenvolvidas sejam levantadas.
Conceitualmente a análise de requisitos incluem quatro atividades de alto nível:
Identificação
Análise e negociação
Especificação e documentação
Validação
3. Identificação
Nesta fase, serão identificados todos os requisitos