graduaçao
1) O que são gêneros textuais segundo o autor?
De acordo com o autor, a noção de gênero textual compreende uma classe de eventos comunicativos, cujos membros compartilham um conjunto de propósitos comunicativos. Esses propósitos são reconhecidos pelos membros especializados da comunidade discursiva e dessa forma passam a constituir o fundamento do gênero. Esse fundamento modela a estrutura do discurso, limita e influencia a escolha do conteúdo e estilo.
2) Quais os exemplos de gêneros textuais orais e escritos:
O que diferencia os tipos de gêneros textuais são os objetivos que o texto se propõe, como exemplo jurídico, cita-se o acórdão, que como propósito comunicativo, tem o fato de tentar estabelecer concordância; cita-se também a averbação, que visa acrescentar elementos a um documento; tem-se a citação, que visa citar somente o réu ou acusado para comparecer ao juízo e apresentar defesa.
3) Explique o quadro de agrupamento de gênero sugerido pelos teóricos Schnewly e Dolz. Procure relacionar as capacidades linguísticas narrar, expor, argumentar, instruir e relatar com seus respectivos gêneros narrativos:
Narrar: ficção; exemplos: conto, lenta, novela.
Relatar: testemunho; exemplos: crônica, jornalismo.
Expor: explicação; exemplos: aula.
Argumentar: opinião, convencimento; exemplos: discurso jurídico.
Instruir: exemplos: instruções, regras, prescrição.
4) O que são tipos textuais? Dê exemplos de cada:
Os tipos textuais estão relacionados ao modo como o texto é organizado, com seu processo de construção teórica. Tem um número limitado de categorias, dentre elas: narração (exemplo: conto); argumentação (exemplo: discurso jurídico); exposição (exemplo: seminário, palestra); descrição (exemplo: manual de instrução); injunção (exemplo: convocação à leitura da petição)
5) Como o autor relaciona tipos textuais e gêneros textuais:
Ao se classificar e nomear os gêneros é