Contabilidade Avançada
1- De acordo com o CPC 15 o que é uma combinação de negócios?
Uma combinação de negócios segundo a CPC 15 é uma transação que ocorre quando um adquirente obtém o controle de um ou mais negócios, para que ocorra uma combinação de negócios é necessário que haja a obtenção do controle, independentemente da forma jurídica da operação, e pode ocorrer através da incorporação, fusão ou da cisão, toda combinação de negócios deve ser contabilizada pelo método de aquisição.
2- Explique a incorporação, a fusão e a cisão.
INCORPORAÇÃO: Na incorporação uma ou mais sociedades são absorvidas por outra sociedade que as sucedem em direitos e obrigações. Ao final resta apenas a sociedade incorporadora, a sociedade incorporada deixa de existir, mas a empresa incorporadora continuará com a sua personalidade jurídica, a incorporação de sociedades comerciais importa, necessariamente, apenas na reforma do estatuto ou contrato da sociedade que incorpora.
FUSÃO: É a operação pela qual se unem duas ou mais sociedades para formar uma SOCIEDADE NOVA, que lhes sucederão em direitos e obrigações, na fusão, todas as sociedades fusionadas se extinguem para dar lugar á formação de uma nova sociedade com personalidade jurídica distinta daquelas. Na fusão de empresas o controle administrativo fica ao encargo da empresa que se apresentar maior ou da mais próspera delas.
CISÃO: É a operação pela qual uma sociedade transfere parcelas do seu patrimônio para uma ou mais sociedades, constituídas para esse fim ou já existente, extinguindo-se a companhia cindida, se houver versão de todo o seu patrimônio, ou dividindo-se o seu capital, se parcial a cisão, com a cisão, a sociedade cindida, cabe aos administradores das sociedades que absorverem o patrimônio, promover o arquivamento e a publicação dos atos relativos à operação, esses atos serão praticados pela companhia cindida e pela que absorveu parte do patrimônio.
3- Quais são