Graduando em serviço social
CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
Autor (a): EDILSON DE JESUS SANTOS
SÍNTESE: O CÓDIGO DE ÉTICA DE 1993
Porto Seguro 2012
UNIVERSIDADE SALVADOR – UNIFACS
CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
Autor (a): EDILSON DE JESUS SANTOS
SÍNTESE: O CÓDIGO DE ÉTICA DE 1993
Atividade apresentada como requisito parcial para aprovação na disciplina Atividade Coordenada Interdisciplinar do Curso de Serviço Social da UNIFACS sob acompanhamento da Profª Maria Esperança Cancela.
Porto Seguro 2012
INTRODUÇÃO: A síntese que será o desenvolvimento terá como objetivo principal, analisar a concepção do ser humano e de sociedade que fundamentaram a elaboração do Código de Ética do Serviço Social e os aspectos sócios-políticos-econômicos que o influenciaram. Transcorrerei sobre alguns pontos importantes dos outros códigos, mostrando os pressupostos que influenciaram a elaboração dos primeiros até que chegue no que está em vigor.
Em seus primórdios o Serviço Social baseava-se em pressupostos teórico-políticos presentes no positivismo e no neotomismo. As determinações ético-políticas advindas da Igreja Católica eram sustentadas ideologicamente pelo conservadorismo moral. A atuação profissional que era embasada por esses pressupostos disseminavam a alienação moral em aspectos que envolviam a repetição acrítica dos valores. Ou seja, reproduzia o preconceito, a discriminação e a não aceitação do que não se adequava aos padrões de comportamento. A profissão permaneceu com os pressupostos citados, sem uma reflexão por parte dos profissionais, durante 20 anos, mantendo a base conservadora em seu agir profissional. Mas, a partir da década de 60, o Serviço Social começa a ter uma crise ideológica que mais tarde, em 1965, resultou no Movimento de Reconceituação. Este movimento foi a busca dos profissionais que queriam promover o desenvolvimento no interior da profissão, o que ocasionou uma reflexão critica em prol de