Graduanda
CENTRO DE CIENCIAS EXATAS
DEPARTAMENTO DE FÍSICA
LABORATÓRIO DE FISICA 1
Experimento 5.1 – Movimento de translação de um sistema formado por duas massas conectadas por um fio inextensível
Maringá, 29 de Abril de 2013
1. Introdução Geral:
As leis de Newton são as leis que descrevem o comportamento de corpos em movimento, formuladas por Isaac Newton. Descrevem a relação entre forças agindo sobre um corpo e seu movimento causado pelas forças. 1. Objetivo:
Objetivo geral: Aplicação das leis de newton;
Objetivo Especifico: Determinar a relação entre aceleração e a força resultante que atua em um sistema via gráficos e aplicação da teoria de erros. 2. Fundamentação teórica:
Newton fundamentou três leis, que combinadas com a lei da gravitação universal, demonstrou as Leis de Kepler. As leis de Newton são:
Primeira Lei de Newton diz que ‘ todo corpo permanece em repouso ou em movimento retilíneo uniforme, a menos que seja obrigado a modificar seu estado pela ação de forças impressas a ele’. Esta lei também é conhecida como lei da Inercia.
Segunda Lei de Newton, também conhecida como principio fundamental da dinâmica enuncia que ‘ A aceleração de um corpo em movimento é diretamente proporcional a resultante das forças que atuam sobre ele e inversamente proporcional a sua massa’, assim, em modulo, Força = massa x aceleração (4.1)
Terceira Lei de Newton, conhecida também como ação e reação diz que ‘A toda ação há sempre uma reação oposta e de igual intensidade: ou as ações mútuas de dois corpos um sobre o outro são sempre iguais e dirigidas em sentidos opostos.’
Lembrando sempre que as Leis de Newton só se aplicam em referenciais inerciais. 3. Desenvolvimento Experimental
4.1 Materiais Utilizados:
- 1 trilho de ar;
- 1 compressor de ar;
- 1 cronometro digital;
- 1 carrinho;
- 1 eletro imã;
- 5 sensores de tempo;
- 1 trena;
- Nível
- Fio Inextensível
- Suporte para massas
- Massas