Graduanda
Maio 2014
Resumo
O trabalho em questão trata-se da caracterização, classificação e tratamentos do Fosfogesso, um subproduto gerado pelas indústrias de fertilizantes fosfatados através do ataque da rocha fosfática com ácido sulfúrico, para a produção do ácido fosfórico. Os órgãos ambientais têm se tornado cada vez mais rigorosos, o que leva as indústrias a buscarem alternativas para uma destinação do fosfogesso que seja ambiental e economicamente viável, portanto várias pesquisas vêm sendo realizadas em diversos países do mundo, incluindo o Brasil, com a intuição de avaliar a possibilidade de reaproveitamento do Fosfogesso. O grande problema ainda encontrado no Brasil é a falta de normatização e prescrições técnicas referentes ao fosfogesso, embora seja largamente utilizado principalmente na agricultura e na construção civil.
Sumário
1. Introdução
As atividades humanas têm como consequência a produção de diversos tipos de resíduos que, dispostos de forma inadequada, podem provocar problemas de ordem ambiental e de saúde pública. Tendo em vista o desenvolvimento das atividades agrícolas e industriais, destaca-se a geração do resíduo industrial denominado fosfogesso. O fosfogesso é gerado pelas indústrias de fertilizantes fosfatados através do ataque da rocha fosfática com ácido sulfúrico, para a produção do ácido fosfórico. O fosfogesso é um sulfato de cálcio hidratado, com diferentes graus de hidratação.
O fosfogesso se trata de um resíduo abundante, pois a produção do ácido fosfórico o gera a taxas elevadas, são gerados aproximadamente quatro tonelas de fosfogesso por tonelada de ácido fosfórico produzido. Assim a geração crescente deste resíduo implica na necessidade de propor alternativas de tratamento ou reuso do mesmo, visto que a disposição em aterros requer grandes áreas e elevados custos para a disposição, além de gerar diversos impactos ambientais relacionados ao ar, solo e águas.
No Brasil, o fosfogesso tem